6 Dicas para Não Deixar a Loucura do Trânsito Acabar com o seu Bem-Estar – Pratique Hoje Mesmo

Manter a calma no trânsito pode ser uma tarefa árdua, especialmente em áreas com alta circulação de veículos e congestionamentos recorrentes. Trajetos longos, repetitivos e geralmente demorados, principalmente na rotina de ir e retornar do trabalho, são uma prova de fogo para os nervos de qualquer um.

Principalmente nos grandes centros urbanos, o cotidiano de quem precisa pegar no volante e encarar as mais diversas situações que se apresentam não são para qualquer um. Às vezes parece ser necessário ser um verdadeiro atleta para enfrentar tanta dificuldade.

Ruas e estradas ruins, mal pavimentadas, cheias de buracos, sinalização precária e outras diversas características negativas surgem aos montes. Coisas que definitivamente não deveriam estar lá se o dinheiro dos pesados impostos que pagamos fossem bem utilizados.

Problemas e gente causando problemas é o que não falta

Além dos problemas estruturais, ainda temos que contar com a negligência e a imprudência de outras pessoas, sejam motoristas de veículos grandes ou pequenos, motociclistas, ciclistas e pedestres. Um monte de gente que parece estar com a cabeça na lua enquanto transita por aí.

No entanto, conservar a cabeça fria enquanto dirige é crucial para a sua segurança e a de outros usuários da via. Além disso, a raiva e o estresse no trânsito podem aumentar o risco de acidentes e até mesmo levar a multas, nos fazer perder aqueles pontinhos preciosos na carteira de habilitação e despender ainda mais dinheiro.

Aqui estão algumas dicas para manter a calma no trânsito, mesmo dentro da rotina cansativa do dia a dia:

Homem de óculos encarando o trânsito de sua cidade.
Foto de Jackson David no Pexels

1 – Planeje sua rota ou viagem:

Antes de sair de casa, verifique o tráfego e o tempo para determinar o melhor horário para ligar o motor. Isso pode ajudar a evitar trânsito congestionado e diminuir o estresse durante a viagem.

Confira, mesmo que rapidamente, algum assistente de GPS, ou as informações simplificadas de trânsito do Google, ou de outro aplicativo de sua preferência.

2 – Mantenha uma distância segura:

Mantenha uma distância segura entre você e o veículo à sua frente para ter tempo de reação e evitar colisões. Isso é muito mais que uma dica, é uma regra descrita na legislação de trânsito.

Muitos acidentes seriam evitados diariamente somente com cumprimento desse preceito, mas, infelizmente, muitos motoristas não dão a devida atenção a esse importante detalhe.

3 – Não use o celular enquanto dirige:

Essa é uma das dicas que nem precisaria ser mencionada, não fosse o alto número de colisões que acontecem por causa desse tipo de hábito. O uso de aparelhos celulares enquanto dirige pode ser muito perigoso e distrair sua atenção da via.

Certifique-se de desligar ou guardar o seu smartphone enquanto estiver dirigindo. Isso evita multas, danos e até as desnecessárias perdas de vidas, sejam de humanos ou de animais. Lembre-se, a calma no trânsito serve tanto para você quanto para os outros.

4 – Respire fundo:

Se você se sentir estressado ou irritado no trânsito, respire fundo e lentamente para se acalmar. Isso pode ajudar a acalmar os seus nervos e a mantê-lo concentrado enquanto conduz o seu veículo;

5 – Não perca sua tranquilidade por qualquer acontecimento na via ou estrada:

Se alguém estiver dirigindo de maneira imprudente ou agressiva, não responda da mesma forma. Permaneça calmo e mantenha a distância segura para evitar acidentes. Também é bom lembrar que nem todos que cometem falhas na direção o fazem de maneira proposital.

É comum pessoas estarem apressadas ou distraídas pelos mais diversos motivos. Pode ser que acabaram de perder o emprego ou estão com algum ente querido no hospital. Nunca se sabe, mas de qualquer forma, é sempre bom exercitar a empatia.

6 – Ouça música ou áudio:

Escutar música ou áudio pode ajudar a relaxar e distrair da situação do trânsito. No entanto, certifique-se de que o volume esteja baixo o suficiente para ouvir os sons da estrada e os alertas do seu carro.

Você também pode aproveitar o seu tempo para ouvir algo construtivo, como um curso em áudio ou um audio book, mesmo nos casos nos quais o seu trajeto não seja muito longo.

Aproveitar o tempo para sua própria instrução e desenvolvimento pessoal é algo vantajoso, além de te ajudar a conduzir de maneira mais tranquila.

Encarar o trânsito é coisa séria, então mantenha a calma

Em suma, manter a calma no trânsito é crucial para a segurança de todos os usuários da via. Planejar a viagem, conservar uma distância segura, não usar o celular enquanto dirige e respirar fundo em momentos de tensão constituem algumas das dicas para ajudá-lo a permanecer calmo enquanto conduz seu veículo.

Pratique a empatia com os demais motoristas e usuários da via. Não perca sua paz por qualquer coisa, pois muitas vezes os imprevistos acontecem sem que necessariamente alguém os tenha causado de propósito. Situações desagradáveis inevitavelmente vão surgir.

Talvez condições perigosas ocorram ocasionalmente. Mas lembre-se de que a raiva e o estresse no trânsito podem aumentar o risco de acidentes, causar danos materiais e levar a multas e punições, além de poder prejudicar o seu bem-estar físico e emocional.

Caso se encontre em condições indesejadas, respire, busque manter a calma e dirija com segurança.

Rolar para cima