Ferramentas Indispensáveis para uma Vida Mais Equilibrada: Veja 7 Virtudes que Geram Bem-Estar

Antes de tudo, um conjunto mínimo de de virtudes e uma rotina mais equilibrada na vida das pessoas é uma carência cada vez mais presente em nossa sociedade. Com o cotidiano com ritmo cada vez mais acelerado na vida moderna, muitas pessoas sentem a necessidade de encontrar um equilíbrio entre suas obrigações profissionais, familiares e pessoais.

Nesse sentido, o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento têm desempenhado papéis cada vez mais importantes na ajuda de toda essa gente que precisa alcançar seus objetivos de uma vida com um pouco mais de paz interior.

Além da habilidade de conciliar as diversas tarefas do dia a dia, é de suma importância desenvolver virtudes que funcionam como ferramentas reais que auxiliam na busca por um estilo de vida mais equilibrado, sendo que algumas delas são verdadeiramente indispensáveis.

Virtudes: Bela mulher ruiva de costas no meio de uma estrada com a mão nos cabelos.
Foto de Athena no Pexels

Sete ferramentas poderosas

Sendo assim, confira estas sete ferramentas poderosas para ter uma rotina mais equilibrada e conseguir caminhar de maneira assertiva na direção de uma vida mais feliz:

1 – Prudência:

A prudência é uma virtude que nos permite prever obstáculos e que nos possibilita evitar os problemas, ou pelo menos, estar mais bem preparados para enfrentá-los. É uma ferramenta que nos dá o poder de enxergar os perigos e nos ajuda a ter mais cautela em nossas tomadas de decisão. Também nos permite ter mais tranquilidade, mais paciência.

Além disso, nos ajuda a ter mais ponderação e sensatez ao tratarmos de assuntos difíceis ou delicados. E não confunda prudência ou cautela com medo. O medo é um sentimento que tende a paralisar a pessoa, enquanto a prudência e a cautela nos possibilitam enxergar melhor as situações e nos possibilitam definir melhor o que fazer em cada situação.

A prudência também nos ensina a tomar cuidado com a forma como falamos com as outras pessoas, na maneira como as tratamos. Ela nos faz pensar antes de agir e nos ensina a cuidar daquilo e daqueles que realmente são importantes em nossas vidas.

2 – Fortaleza:

A fortaleza é a virtude da força, que nos permite encontrar dentro de nós mesmos a energia necessária para encarar os desafios do dia a dia. Além disso, nos possibilita melhorar nossas próprias vidas e das pessoas ao nosso redor. Além disso, permite experiências menos difíceis, mais alegres e uma vida mais equilibrada.

Acredite em sua própria força e não repita mais que é fraco, enumere e reconheça suas qualidades, seus pontos fortes. Forte não é aquele que nunca escorrega, que nunca cai. Forte é aquele que continua se levantando apesar dos tropeços e quedas.

3 – Temperança:

A temperança é a qualidade de quem é comedido, moderado. É a virtude de não cometer excessos. É o ato ou hábito de não gastar demais, não comer demais, não dormir demais. Consiste em praticar o equilíbrio em tudo na vida, e isso não significa viver no meio-termo ou “em cima do muro”, não se confunda. Uma virtude essencial para aqueles que buscam uma vida mais equilibrada.

4 – Justiça:

A justiça é a qualidade do que está em conformidade com o que é direito, maneira de perceber, avaliar o que é direito, justo. É seguir as leis escritas e não escritas. No que tange nossa própria felicidade, nossa paz de espírito e equilíbrio, é aplicar aquilo que é justo para nossas próprias vidas, como ser bom e não ser bonzinho, não aceitar abusos ou desrespeito.

Além disso, é saber posicionar-se e fazer-se respeitado dentro daquilo que é certo. É saber usar a fina arte de dizer “não”. Do mesmo modo, é saber aplicar o que é justo também aos outros.

5 – Fé:

A fé é a virtude de se acreditar em algo que ainda não conseguimos ver. É acreditarmos em algo maior que nós mesmos. Sendo assim, dentro da vida plena que precisamos buscar, a fé também deve ser aplicada na crença e na confiança que precisamos ter em nós mesmos.

6 – Esperança:

Imagem de Henning Westerkamp por Pixabay

A esperança é o sentimento de quem enxerga como possível a concretização daquilo que se deseja. É o ato de confiar que coisas boas vão acontecer. Mas ao contrário do que muita gente imagina, a esperança não significa ficar de braços cruzados esperando que as coisas caiam dos céus.

A esperança consiste em “esperançar”, em agir em prol daquilo que desejamos, em “arregaçar as mangas” e fazer o que precisa ser feito de nossa parte.

7 – Caridade:

A caridade é a atitude de agir com quem necessita de algum auxílio, é o ato de gerar algum benefício para o próximo sem interesse e sem esperar receber algo em troca. Ao contrário do que muitos pensam, a caridade não se trata apenas de doar dinheiro ou bens materiais.

Podemos doar sorrisos, abraços, apertos de mão, escuta ativa, tempo de qualidade, gentileza, cordialidade, coragem etc. A caridade é, sem dúvida, um dos principais motores da felicidade.

Não, não vai ser tarefa fácil. Mesmo assim, em prol de encontrar uma vida mais equilibrada, busque trabalhar e lapidar essas 7 virtudes em seu ser no dia a dia e veja como o bem-estar, a paz e o equilíbrio estarão cada vez mais presentes em sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima