Autoestima e Autoconfiança: o Impacto Positivo Dessas Habilidades em sua Vida

Antes de tudo, a autoestima e a autoconfiança se apresentam como ferramentas indispensáveis no que diz respeito ao amadurecimento do ser humano, seja em qualquer aspecto de sua vida.

No âmbito do desenvolvimento pessoal, muito se fala sobre a ação diária de gostar de si mesmo, de se valorizar como pessoa. E, de fato, é importante se aceitar como ser humano, com seus defeitos e suas virtudes.

Além disso, esse desenvolvimento refere-se à qualquer área de sua vida. Mas, ao mesmo tempo que aprendo a gostar de mim mesmo, também é importante que eu aprenda a confiar em mim, em minhas capacidades.

Autoestima e Autoconfiança: Mulher observando a si mesma em um espelho sobre um chão de areia
Imagem de Freepik

Entendendo a Autoestima e Autoconfiança

No que diz respeito aos conceitos, podemos entender que a autoestima é a avaliação positiva que uma pessoa tem de si mesma e da própria vida. Refere-se ao modo como uma pessoa se vê e se sente em relação a si mesma. Seria como se olhar no espelho e enxergar o próprio reflexo.

É reconhecer o valor que tem perante si mesmo. É importante estimar a sim mesmo de maneira saudável, pois isso pode influenciar positivamente a maneira como lidamos com os mais diversos desafios da vida e como nos relacionamos com os outros.

A autoconfiança, por outro lado, é a crença em nossas próprias habilidades e capacidades. É a confiança em nossa própria capacidade de realizar tarefas e atingir nossos objetivos. É o conhecimento do daquilo que é possível fazer e dos seus respectivos limites.

Confiar em nossas próprias capacidades é importante porque nos dá a coragem e a determinação para enfrentar os desafios da vida e buscar o que queremos. É também uma ótima ferramenta contra a inércia gerada pela procrastinação, pois leva a pessoa a sentir que é capaz e faz com que afaste de si sentimentos de medo, de vergonha, de não merecimento ou de incapacidade.

Um norte para o desenvolvimento pessoal:

Acima de tudo, um bom desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança podem trazer inúmeros benefícios para a vida de uma pessoa. O processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal dependem que esses dois aspectos andem juntos, de mãos dadas. Dentre os benefícios de se desenvolver essas habilidades podemos citar:

1 – Maior resiliência:

Primordialmente, autoestima e autoconfiança bem desenvolvidas nos permite lidar de maneira mais eficaz com os desafios da vida e nos ajuda a nos recuperar mais rapidamente de adversidades.

Nos dias de hoje os desafios são diversos e praticamente impossível fugir de problemas que sugam nossa energia e nossa alegria de viver. Nesses momentos a resiliência nos dá o suporte necessário para continuar seguindo em frente de cabeça erguida.

2 – Maior bem-estar psicológico:

As pessoas que se estimam e confiam e si mesmas tendem a ter uma melhor saúde emocional, bem como sofrer menos dos problemas psicológicos que cada vez mais se mostram presentes no cotidiano dos seres humanos.

3 – Autoestima e autoconfiança geram mais assertividade:

Ambas habilidades nos dão força para expressarmos nossas opiniões e necessidades de maneira clara e respeitosa, o que pode nos ajudar a estabelecer relacionamentos mais saudáveis. Além disso, nos ajudam a criar um relacionamento mais amável entre mim e eu mesmo.

4 – Maior motivação:

A autoestima e a autoconfiança nos dão ânimo para perseguir nossos objetivos e metas e nos motivam a fazer o que é preciso para alcançá-los.

Ademais, a partir do momento em que eu me conheço melhor, prezo por mim mesmo, me valorizo e conheço pelo menos parte do meu potencial, assumir responsabilidades que me levarão ao meu desenvolvimento pessoal se torna um processo menos árduo.

5 – Maior capacidade de tomar decisões:

Estimar e confiar em nós mesmos nos permitem ter uma visão mais clara de nossos próprios valores e necessidades, o que nos ajuda a tomar decisões mais informadas e assertivas. Sendo assim, muitas escolhas que geralmente deixariam de ser tomadas por medo ou negligência, passam a se tornar decisões mais claras e objetivas.

6 – Maior satisfação com a vida:

As pessoas com a autoestima e a autoconfiança saudáveis tendem a ter uma maior satisfação com a vida em geral e se sentem mais felizes e realizadas. Em outras palavras, as pessoas encontram mais alegria em viver, mesmo nesse mundo cheio de conturbações e incertezas.

Busque se conhecer melhor e nunca abra mão de confiar em si mesmo

Em síntese, a autoestima é uma avaliação geral de si mesmo, enquanto a autoconfiança se refere à crença em nossas próprias habilidades e capacidades para realizar tarefas e atingir objetivos específicos. Ambas são de extrema importância para o bem-estar pessoal e podem influenciar positivamente a maneira como nos relacionamos com os outros, conosco e lidamos com os desafios da vida e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima