Como Ter uma Boa Memória: Dicas para se Lembrar de Coisas Importantes

Uma dica para você ter uma boa memória e não se esquecer mais de coisas corriqueiras. Crie uma imagem de algo engraçado fazendo uma coisa bizarra de forma que o seu cérebro vai levar aquilo para sempre porque é muito diferente do que está acostumado. Algo que realmente quebra o padrão total do que você conhece.

Temos o exemplo de um grande nome da PNL, Steve Andreas, que contava que quando morava em uma casa meio longe da cidade sempre se esquecia de checar a caixa de correio. A caixa ficava a 150 metros da entrada da casa e ele só se lembrava dela quando chegava na porta.

Pense bem, 150 metros é mais ou menos um quarteirão para andar então, com muita “coragem”, ele deixava para conferir a caixa de correio depois. Quando saía, passava da frente da bendita caixinha e se esquecia novamente, e assim se passavam dias sem saber se tinha ou não correspondência. Uma boa memória fazia falta.

Boa memória: Papelzinho com desenho de uma lâmpada acesa pregado com tachinha em um quadro.
Imagem de Gino Crescoli por

A mágica da imaginação

Dado momento começou a ficar irritado com isso então o que ele criou uma técnica simples para resolver o problema. Imaginou algo super bizarro na sua mente para então nunca se esquecer de olhar a caixa de correio.

Mas o que ele fez? Ele fechou os olhos e se imaginou chegando de carro e olhando para a caixa de correio que passava a ter uma cor rosa brilhante e ela começou a crescer absurdamente até ficar do tamanho do carro. Então a caixa tremeu e explodiu.

Ele achou aquilo legal e muito engraçado e a partir daí toda vez que ele parava com o carro naquele local o cérebro dele chamava a atenção na hora para a caixa de correio porque era um negócio tão esquisito que o cérebro lembra daquela brincadeira e ele nunca mais se esqueceu de olhar caixa de correio. Essa brincadeira fez com que ele tivesse uma boa memória de algo corriqueiro.

O interessante disso é que no início quando ele parava no local ele começava a se lembrar daquela visualização absurda. Uma explosão cor de rosa. Com o tempo aquilo ficou natural e ele se esqueceu da brincadeira mental, apenas chegava e ia direto conferir a caixinha de correspondência. Foi simplesmente uma técnica para trocar uma programação de passar direto para outra que definia o que precisava ser feito.

Vamos supor uma situação diferente como exemplo:

Imagine que João vai visitar seus pais e precisa se lembrar de levar o liquidificador para o conserto. Já é a terceira vez que ele passa lá, toma um café, conversa com o papai e com a mamãe, conta as últimas peripécias dos netinhos e quando vai embora o bendito liquidificador fica para trás. Na quarta vez, João decide criar um videozinho mental. Ele imagina um liquidificador gigante com olhos vermelhos acessos como brasa, bravo, ligado com suas lâminas afiadas fazendo um barulho ensurdecedor pulando em sua frente bem na hora em que ele ia tocar a maçaneta da porta de saída e gritando com ele: Você não vai me esquecer desta vez!

Pronto, está criado o lembrete que João precisava. João toma seu café, conversa, conversa, e na hora de ir embora, na hora de encostar na maçaneta o que acontece? Sua mente se lembra do liquidificador furioso por ter sido deixado para trás tantas vezes.

É muito estranho, mas é engraçado e o cérebro adora isso

A mente se lembrará de coisas bizarras e engraçadas, e esse tipo de exercício é uma ótima ferramenta para não se esquecer de tarefas cotidianas. Esse tipo de tarefas que sempre passam batido e podem gerar transtorno ou preocupação.

O cérebro tem mais facilidade em se lembrar de coisas associadas a imagens porque a memória visual é uma das formas mais poderosas e duradouras de armazenamento de informações no cérebro. O aspecto visual faz você ter uma boa memória.

Quando uma pessoa vê uma figura, o cérebro processa a imagem e armazena as informações visualmente, o que permite que ela seja facilmente acessada e lembrada posteriormente.

Uma das razões pelas quais a memória visual é tão poderosa é que o cérebro possui uma área especializada chamada de córtex visual, que é responsável por processar as informações visuais.

O córtex visual é muito eficiente em processar imagens e armazená-las na memória a longo prazo, o que permite que as pessoas se lembrem de coisas com facilidade quando são apresentadas a imagens associadas a elas.

Além disso, a memória visual é uma das primeiras formas de lembrança que as pessoas desenvolvem, e é uma das mais fortes e duradouras. Isso significa que as pessoas tendem a lembrar de coisas mais facilmente quando estão associadas a imagens, independentemente de sua idade.

Ter uma boa memória pode ser uma brincadeira para você

Precisa inserir um lembrete em sua mente? Imagine uma coisa, objeto ou atividade que você precisa fazer, ou algo que precisa falar para alguém de uma forma bem estranha, exagerada e colorida. Abuse do exercício da criatividade e nunca mais se esqueça de nada. Sua memória vai brilhar, é como programar-se para não se esquecer de mais nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima