Surpreendentes Benefícios do Convívio com Animais de Estimação: Entenda

Antes de tudo, podemos afirmar que há milênios que o relacionamento com animais de estimação faz parte da vida dos seres humanos. Existem registros de convívio com os pets desde tempos imemoriais.

Fofinhos e inteligentes, os bichos são levados para nossas casas, quando já não nascem por lá mesmo, recebem um nome, um lar, e definitivamente passam a fazer parte da família. E é exatamente por isso que dói tanto quando eles partem. Eles são parte da nossa família.

Como todo ser vivo, precisam de alimento, água, um cantinho só deles e, além disso, necessitam de atenção e carinho, e também de cuidados especiais relacionados a cada espécie ou raça.

Garota em sua cama com seus dois animais de estimação.
Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Convívio, cuidado e responsabilidade

O convívio com animais de estimação pode ser uma experiência incrivelmente gratificante e ter inúmeros benefícios para nossa saúde e bem-estar. Alguns dos benefícios mais comuns incluem a redução do estresse e da ansiedade, o aumento da atividade física, a melhora da saúde cardiovascular, a melhora da saúde mental e a melhora da qualidade do sono.

Além disso, conviver e cuidar de bichinhos nos ensina a ter responsabilidade ao atender as necessidades que eles apresentam, sejam elas físicas ou não.

Dentre os diversos tipos de pets que as pessoas podem ter em casa, cães e gatos lideram a lista com folga, mas outros bichinhos são muito comuns também, como porquinhos-da-índia, hamsters, furões, coelhos, papagaios, canários e vários outros.

O convívio com animais de estimação pode trazer inúmeros benefícios para as pessoas, tanto físicos quanto emocionais. Alguns dos benefícios mais comuns incluem:

1 – Redução do estresse:

O convívio com animais pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso pode ser explicado pelo fato de que os animais podem proporcionar uma sensação de calma e conforto, além de aumentar os níveis de oxitocina, um hormônio que promove o bem-estar e o afeto.

2 – Aumento da atividade física:

Muitos animais, como cães e gatos, precisam de exercícios diários, o que pode incentivar os donos a se exercitarem também. Isso pode ajudar a manter a forma física e a saúde geral. Além disso, é notável que em muitos casos é o doguinho que acaba levando o seu dono para fazer aquela caminhada que sempre ficaria para a próxima segunda-feira.

3 – Melhora da saúde cardiovascular:

Alguns estudos sugerem que o convívio com animais pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de problemas do coração. Embora muitos estudos possam não ser conclusivos, é evidente que a melhora do aspecto psicológico e emocional afeta positivamente os aspectos físicos de qualquer pessoa.

4 – Melhora da saúde mental:

O convívio com animais pode ajudar a diminuir a solidão e o isolamento social, o que pode ser especialmente importante para pessoas mais velhas ou que vivem sozinhas. Momentos nos quais o sentimento de solidão parece avassalador podem desaparecer com a presença de um bichinho desses.

Além do mais, é muito mais fácil lidar com as questões típicas dos pets que lidar com seres humanos. Não é à toa que muita gente prefere conviver só com seus bichos.

5 – Melhora da qualidade do sono:

Alguns estudos indicam que o convívio com animais pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, pois os animais podem proporcionar uma sensação de segurança e conforto durante a noite. Não é à toa que muitas pessoas dormem com seus pets. 

Talvez sua cama fique com um pouquinho de pelos e nem vamos questionar a questão da higiene, mas é inegável que é realmente confortável dividir esse espaço com os bichinhos.

6 – Aprendizado responsável:

Aprender a ter responsabilidade e compromisso é uma habilidade que todo ser humano precisa desenvolver. Seja para sua própria vida ou para lidar com os encargos da vida em sociedade. Criar e cuidar de bichos de estimação pode ensinar responsabilidade e compromisso, especialmente para crianças e adolescentes.

Sendo assim, ao adotar um bichinho, a pessoa passa a ter o encargo por uma vida que tem diversas necessidades que precisam ser atendidas. Tal aspecto não deve ser negligenciado.

Assumir a responsabilidade de cuidar de um animalzinho não é tarefa simples, mas, em contrapartida, pode ser extremamente gratificante. Eles também desenvolvem apego aos seus tutores, embora alguns saibam disfarçar muito bem, como é o caso de grande parte dos gatos.

Quem tem gatos entende muito bem isso. Mas eles sempre carregam consigo um carinho muito grande por seus donos, mesmo que não demonstrem isso facilmente.

Resumindo, o convívio com animais de estimação pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental das pessoas, além de promover o bem-estar emocional e o aprendizado responsável. Pets trazem muita alegria para sua casa, com momentos memoráveis e em diversas ocasiões extremamente cômicos. Quem nunca deu uma bela gargalhada com alguma peripécia de seu gatinho ou cachorrinho?

Caso ainda não tenha um pet para chamar de seu, considere adotar algum bichinho. Não importa se será grande feito um cavalo, ou pequenininho feito um hamster. Você vai se apaixonar por ele. E cuide bem do seu pet, ele confia, conta com você e sempre retribui o amor que recebe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima