Os Incríveis Benefícios da Prática da Caminhada – Venha Conhecer!

Antes de tudo, precisamos dizer que a prática da caminhada é uma atividade física simples, acessível e eficaz para melhorar a saúde e o bem-estar. E é exatamente por isso que é menosprezada por tantas pessoas.

Muitos acreditam que algo simples, barato e que pode ser realizado praticamente em qualquer lugar não deve ser algo que propicie bons resultados. Ledo engado.

Ainda mais, a caminha apresenta diversos benefícios e aqui listamos alguns dos principais:

Casal sorridente realizando caminhada de mãos dadas.
Foto de Pexels no Pixabay

1 – Melhora a saúde cardiovascular:

A caminhada regular pode ajudar a reduzir o risco de problemas cardíacos, pressão arterial elevada e colesterol alto.

2 – Fortalece os ossos e músculos:

Essa atividade pode ajudar a fortalecer os ossos e músculos, especialmente nas pernas e nos quadris, já que trabalha principalmente os membros inferiores.

3 – Controla o peso:

Esse exercício é uma atividade física de baixo impacto que pode ajudar a queimar calorias e manter um peso saudável. Embora a queima de calorias não seja intensa, a instalação do hábito de caminhar muda o balança calórico da pessoa, o que é primordial para a redução de peso.

4 – Melhora a flexibilidade e a postura:

A prática da caminhada pode ajudar a melhorar a flexibilidade e a postura, especialmente quando praticamos com técnica correta.

5 – Reduz o estresse:

Pode ser um excelente meio de reduzir o estresse e a ansiedade, pois permite relaxar e se conectar com a natureza. Portanto, tenha isso em mente e procure lugares arborizados, como praças ou parques.

6 – Melhora o sono:

Pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a regular o ciclo de sono-vigília. Mesmo não se tratando de um exercício físico intenso, faz o corpo receber uma sensação de bem-estar diferente, principalmente para aqueles que até então encontravam-se completamente sedentários.

7 – Promove a socialização:

A caminhada é uma atividade física que pode ser realizada em grupo, o que permite a socialização e a criação de novas amizades. Ainda mais se for realizada em ambientes onde muitas pessoas costumam ir para andar ou correr, como praças arborizadas, parques ou outros locais apropriados para essas práticas.

Como todo e qualquer tipo de exercício físico, para iniciar uma rotina de caminhada é importante seguir algumas etapas básicas:

1 – Escolha o local e o horário:

Escolha um local seguro e conveniente para caminhar, como um parque ou uma pista de caminhada. Além disso, selecione também um horário que seja conveniente para você e que não interfira com outras atividades.

2 – Use o equipamento adequado:

Para caminhar, é importante usar calçado apropriado, como tênis de caminhada ou sapatilhas esportivas. Do mesmo modo, é recomendado usar roupas confortáveis e leves, e levar água para se hidratar durante o passeio.

3 – Comece devagar:

Se você está começando a caminhar agora ou se não tem muita experiência, é importante começar devagar e aumentar a intensidade e a distância gradualmente. Sendo assim, inicie caminhando por 20 ou 30 minutos, três vezes por semana e aumente a duração e a frequência aos poucos.

Sobretudo, caso sinta que a prática está pesada, diminua o tempo ou a intensidade. Vale também reduzir a quantidade de vezes por semana.

4 – Aquecimento e alongamento:

Antes de começar a prática da caminhada, é importante executar um aquecimento de 5 a 10 minutos, como caminhar lentamente ou fazer alguns movimentos leves de alongamento. Bem como, depois de caminhar, recomenda-se fazer um alongamento leve de 5 a 10 minutos para evitar lesões.

5 – Mantenha uma postura correta:

Mantenha a cabeça ereta, os ombros para trás e os braços relaxados ao caminhar. Mantenha o olhar para frente e faça passos curtos e rápidos, com o pé apoiado firmemente no chão. Caminhar é uma atividade de baixo impacto nas articulações, mesmo assim, o impacto existe, então é recomendável tomar as devidas precauções.

6 – Varie a rotina:

Para manter a caminhada interessante, experimente passear em diferentes lugares e horários, e varie a intensidade e a duração do exercício. Além disso, também é possível experimentar diferentes ritmos, como caminhar mais rápido em alguns trechos e mais lento em outros.

Ademais, variar as formas de executar sua caminhada é extremamente positivo para não desanimar com o passar do tempo.

7 – Leve o amiguinho de quatro patinhas:

Uma alternativa interessante é também levar o seu cãozinho para passear, caso tenha um. Ele também precisa de exercícios e você terá uma ótima companhia durante a prática. Além de se exercitar e colocar o bichinho para fazer o mesmo, seu amiguinho de quatro patinhas vai ficar muito feliz.

Lembre-se de ouvir o seu corpo e descansar quando precisar. Também é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver alguma condição médica preexistente, se tiver mais de 40 anos de idade ou se estiver sedentário há muito tempo.

Com tudo isso em mente, prepare aquele tênis bacana para a sua prática de caminhada e saia pisando alegre por aí. O seu bem-estar físico e mental agradecem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima