Os Múltiplos Benefícios da Prática de Yoga – Conheça e Comece a Praticar

Yoga é uma prática milenar que tem como objetivo promover o bem-estar físico e mental através de uma variedade de técnicas, como posturas corporais (asanas), respiração controlada (pranayama) e meditação. Além disso, essa prática pode ser adaptada para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade física, e pode ser realizada em grupo ou individualmente.

A palavra “yoga” vem do sânscrito e, de maneira bem simplificada, quer dizer “união”. Nesse sentido, a prática de yoga busca-se gerar a união entre o corpo, a mente e o espírito.

Alguns dos objetivos dessa modalidade incluem aumentar a flexibilidade, fortalecer os músculos, reduzir o estresse e a ansiedade, e promover um senso de calma e bem-estar. Em outras palavras, as atividades do yoga visam melhorar a vida dos praticantes em todos os aspectos possíveis.

Mulher realizando alongamento de yoga.
Imagem de StockSnap por Pixabay

Variedade é o que não falta

Existem vários estilos e tipos de yoga, incluindo hatha yoga, vinyasa yoga, iyengar yoga, ashtanga yoga e bikram yoga. Cada um desses tipos pode enfatizar diferentes aspectos da prática, como posturas corporais, respiração ou meditação. Assim como também existem variações mais modernas, como o “aero yoga”.

Alguns estilos dessa prática são mais intensos e físicos, enquanto outros são mais lentos e contemplativos. É importante escolher um tipo que se adapte às suas necessidades e objetivos pessoais.

A prática regular dessa atividade pode proporcionar diversos benefícios para o bem-estar físico e mental. Alguns dos possíveis benefícios incluem:

1 – Fortalecimento muscular:

As posturas de yoga (asanas) exigem equilíbrio, força e resistência, o que pode ajudar a fortalecer músculos por todo o corpo. Ou seja, o praticante desenvolve um corpo mais forte, mais resistente e, consequentemente, mais saudável.

2 – Melhora da flexibilidade:

A prática desses exercícios proporciona uma melhora considerável do alongamento de músculos e outros tecidos, o que pode ajudar a aumentar a flexibilidade e ajudar na prevenção de lesões. Além disso, acredita-se também que um corpo mais flexível coopera com o desenvolvimento de uma mente mais flexível, mais aberta e menos crítica.

3 – Alívio do estresse:

A respiração controlada, a meditação e o foco na atenção plena durante a prática de yoga podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. A princípio, o hábito de meditar por si só já apresenta diversos benefícios e aliado aos exercícios fornece um conjunto extra de vantagens em prol do bem-estar.

4 – Melhora do sono:

Praticar yoga pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, ou seja, pode levar a um sono mais profundo e reparador. Se você é mais um na infinita lista de pessoas que possuem problemas para dormir, considere pelo menos marcar uma aula experimental.

5 – Melhora da circulação sanguínea:

Algumas posturas podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, especialmente nas pernas e nos pés.

6 – Melhora da respiração:

A respiração profunda e controlada é uma parte importante da prática de yoga, o que pode ajudar a melhorar a função pulmonar e aumentar a capacidade de oxigenação do corpo.

7 – Melhora da postura:

A prática de yoga pode auxiliar a alongar e fortalecer músculos que ajudam a manter uma postura correta, o que pode cooperar na prevenção de dores nas costas e outras dores musculares. Também existem exercícios específicos para a coluna, que promovem fortalecimento e previnem lesões.

8 – Melhora do equilíbrio:

A prática regular dessa atividadepode ajudar a melhorar o equilíbrio, a coordenação e a agilidade. Vale lembrar que na medida em que envelhecemos, essas três habilidades vão se tornando cada vez mais precárias. Em outras palavras, essa prática é de grande valia para aqueles cuja idade já está avançada.

9 – Melhora da digestão:

Algumas posturas (asanas) podem ajudar a estimular a digestão e a melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

10 – Melhora do sistema nervoso:

A respiração controlada e a meditação durante a prática de yoga podem ajudar a relaxar o sistema nervoso e a promover um senso de calma e bem-estar. Nesse sentido, para a vida agitada do cotidiano da maioria das pessoas, investir algum tempo nessa prática é uma ótima opção para o alívio que a mente e o corpo precisam.

11 – Possui conjuntos de exercícios para casos específicos:

Como modalidade milenar, a instrução da atividade e rotina de yoga já enfrentou toda e qualquer situação. Existem exercícios e recomendações adequadas para os mais diversos casos, desde mulheres grávidas a pessoas cardiopatas.

Yoga é união

É importante lembrar que os benefícios dessa modalidade podem variar de pessoa para pessoa e que é sempre recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de programa de exercícios.

O yoga transcende, e muito, a simples execução de exercícios físicos. Na verdade, essa é a faceta mais simples dessa arte milenar. Seu principal objetivo é fazer com que a pessoa dê mais um passo em seu processo de ascensão, seja da mente ou do espírito, aquilo que é entendido como intangível na constituição do ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima