Comparar a Nossa Vida com os Perfis das Redes Sociais: os Perigos Escondidos – Entenda

Comparar a nossa vida com o que vemos na Internet é um erro gravíssimo. As redes sociais são um palco e nós não conhecemos os bastidores. Essa ideia pode parecer estranha num primeiro momento, mas faz todo sentido. Nos perfis postados diária e incansavelmente nas redes sociais, vemos uma ilusão que captura a atenção de milhões de pessoas a todo instante.

Tudo é lindo, as pessoas são lindas e possuem vidas maravilhosas. Mas a grande armadilha está justamente aí. Tudo não passa de um jogo de aparências. Isso vale para vida de maneira geral, fora da Internet também.

Geralmente, o que vemos no cotidiano é apenas um fragmento, vemos apenas aquilo que as outras pessoas querem mostrar. Dessa forma, não conseguimos sequer imaginar os bastidores da vida delas.

Redes sociais: Duas garotas comparando os conteúdos de seus smartphones.
Foto de Brett Sayles no Pexels

Um conselho para a vida toda

Você não sabe o que está se passando no âmago dessas pessoas, as dores e perturbações pelas quais estão atravessando. Mas no palco, nas fotos e vídeos que vemos, tudo parece uma perfeição, tudo é lindo. Ainda mais nas redes sociais.

O gramado de seu vizinho sempre parece estar mais verde, não é mesmo? Mas você nunca viu o cidadão regando o próprio gramado às 5 da manhã, antes de sair para mais um dia de trabalho árduo.

Siga esta recomendação: você não conhece a essência das outras pessoas, você percebe apenas a aparência visível, apenas aquilo que está à mostra. E mesmo aquilo que é mostrado possui distorções, sejam elas criadas pelo emissor da imagem ou pela percepção de quem vê.

Lembre-se que o ser humano é adestrado desde a infância a ter sua capacidade de interpretação induzida propositalmente para se adequar à manada. Mas você conhece a sua essência, então não compare o seu interior com o exterior dos outros. Principalmente nesse mundo das aparências falsas das redes sociais.

A comparação pode ser uma ameaça ao seu sucesso

Comparar a nossa vida com a vida dos outros pode ser um perigo, pois muitas vezes essa comparação pode levar a sentimentos de inadequação e insatisfação. É fácil olhar para as redes sociais e ver as vidas aparentemente perfeitas das outras pessoas e pensar “por que eu não tenho isso?” ou “a minha vida não é boa assim por quê?”.

No entanto, é bom saber que aquilo que as redes sociais nos mostram é apenas uma pequena parte da vida das pessoas e comumente é uma versão idealizada dessas vidas. Ou seja, só vemos o que querem nos mostrar e ainda existem camadas e camadas de filtros aprimorando a imagem retratada.

Valorize o ponto aonde chegou e continue seguindo a diante

Além disso, comparar a nossa vida com a vida dos outros pode nos impedir de valorizar o que temos e de nos concentrarmos nas coisas positivas em nossas próprias vidas.

Em vez de ficarmos presos em comparar nossas vidas com os outros, devemos nos concentrar em ser gratos pelo que temos e em trabalhar para alcançar nossos próprios objetivos e metas. E também entenda que ser grato é bem diferente de ser conformado.

Viva sua vida para você, não para os outros

Outro perigo de comparar a nossa vida com a vida dos outros é que essa comparação pode nos levar a fazer escolhas ruins ou a tomar atitudes que não são saudáveis. Geralmente isso ocorre quando buscamos atender o que os outros esperam de nós.

Por exemplo, podemos sentir a necessidade de gastar muito dinheiro em coisas supérfluas para manter uma aparência de sucesso, mesmo que isso nos coloque em dificuldades financeiras.

Aquele carrão muito além das nossas necessidades, aquela bolsa de marca famosa, aquela camisa simples como qualquer outra, mas que tem um bichinho estampado na logomarca… Não estou dizendo que você deve abrir mão de suas conquistas materiais, pois elas também são importantes.

Desfrutar dessa vida e ter um pouco mais de conforto é um direito de qualquer um que assuma a responsabilidade de gerar valor em prol disso.

Refiro-me aqui à necessidade que muitos têm de ter que mostrar que são algo que não são, gastando dinheiro que não têm, para agradar pessoas que não gostam. Eis aqui o problema. Sua vida deve ser vivida por você e para você, não para mostrar algo que você não é ou se encaixar em grupos que não tem relevância nenhuma em sua vida.

Simplificando o recado:

Em síntese, comparar a nossa vida com a vida dos outros pode nos levar a sentir-nos inadequados, insatisfeitos, frustrados e nos impedir de valorizar o que temos e de nos concentrarmos em nossos próprios objetivos e metas.

Em vez disso, devemos nos concentrar em ser gratos pelo que temos e em trabalhar para alcançar nossos próprios sonhos, sem nos preocuparmos com o que os outros pensam ou fazem. Reflita e busque descobrir seus valores, suas forças e fraquezas, seus medos e procure se desenvolver em prol de se tornar uma versão melhor de si mesmo para você. Seu eu do futuro vai te agradecer um dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima