Os Sensacionais Benefícios da Prática de Pilates – Comece a Praticar!

O Pilates é um método de exercício físico que foi desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX. Essa prática se baseia na ideia de fortalecimento dos músculos do núcleo, como os músculos do abdômen, lombar e pélvicos, para melhorar a postura, estabilidade e equilíbrio do corpo.

Além disso, o Pilates inclui exercícios de alongamento para aumentar a flexibilidade e diminuir a rigidez muscular.

A prática do Pilates requer muita atenção e controle muscular, o que pode ajudar a melhorar a consciência corporal e também aprimorar a habilidade de se mover de maneira mais eficiente. É uma atividade física que pode ser realizada tanto em aulas presenciais como em casa, utilizando aparelhos específicos ou sem eles.

Mulher grávida praticando pilates com auxílio de aparelhos de ginástica.
Foto de Jessica Monte no Pexels

O método ideal para o seu bem-estar físico

O Método consiste em ganho de condicionamento físico e pode ser utilizado na reabilitação física, como uma alternativa fitness e até mesmo para eliminação de peso e definição muscular. Embora cada sessão não envolva, necessariamente, um conjunto de exercícios intensos para alto índice de queima de calorias.

Além disso, possui mais de 500 tipos de exercícios que você pode praticar nas mais diversas intensidades – do nível mais básico ao super avançado. O Pilates também é aberto a qualquer pessoa pois respeita as capacidades e as necessidades de cada um.

Uma das principais vantagens dessa prática é a sua acessibilidade, que pode atender desde um atleta de alto nível até idosos com mobilidade comprometida. Deficientes, crianças e gestantes também podem praticar, desde que sigam um treino orientado para cada caso, obviamente.

A prática do Pilates tem vários benefícios para a saúde, os quais listamos a seguir:

1 – Fortalecimento do núcleo:

O Pilates enfatiza o fortalecimento dos músculos do núcleo, incluindo os músculos do abdômen, lombar e pélvicos. Isso ajuda a melhorar a postura, estabilidade e equilíbrio do corpo.

É muito comum que pessoas que praticam exercícios físicos, principalmente musculação, não deem a devida atenção aos exercícios que fortalecem os músculos do abdômen e os músculos lombares. A técnica de Pilates se preocupa com isso como base dos exercícios.

2 – Flexibilidade:

O Pilates também inclui exercícios de alongamento que ajudam a aumentar a flexibilidade e diminuir a rigidez muscular. A prática apresenta atividades de alongamento para todos os conjuntos de músculos, sejam grandes ou pequenos. Uma de suas vantagens nesse quesito é a utilização de aparelhos apropriados para essa finalidade.

3 – Controle muscular:

A prática do Pilates requer muita atenção e controle muscular, o que pode auxiliar na melhora da consciência corporal e da capacidade de se mover de maneira mais eficiente. Este quesito também é fundamental quando se trata do desenvolvimento da estabilidade e do equilíbrio do corpo da pessoa.

4 – Alívio da dor:

O Pilates pode ser útil para aliviar a dor nas costas e no pescoço, pois fortalece os músculos que sustentam essas áreas do corpo. Da mesma forma, o conjunto de exercícios de alongamento também é exerce importante função quando o assunto é alívio muscular.

5 – Redução do estresse:

A prática do Pilates também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, pois inclui exercícios de respiração e concentração que podem ajudar a relaxar o corpo e a mente.

As atividades de foco e de controle da respiração comprovadamente auxiliam a gerar bem-estar emocional. Durante a prática dos exercícios, não seria diferente.

6 – Melhora da circulação:

O Pilates também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, pois inclui exercícios que ajudam a aumentar o fluxo de sangue para os músculos e órgãos do corpo.

7 – Focaliza na resistência e não na força:

Força muscular e a resistência muscular são habilidades completamente distintas. Enquanto a força muscular é a quantidade máxima de tensão que um grupo muscular pode produzir em um movimento concretizado, a resistência muscular é a habilidade de executar contrações musculares de forma repetida por um determinado intervalo de tempo.

A prática de Pilates dá ênfase na resistência, principalmente ao trabalhar exercícios “estáticos”. Para alguém que possa estar apenas assistindo, pode até parecer que a execução da tarefa é extremamente fácil. Ledo engano.

Fortaleça seu corpo com exercícios práticos e agradáveis

Em resumo, o Pilates é uma ótima maneira de melhorar a força, flexibilidade, postura e consciência corporal, além de aliviar a dor e reduzir o estresse. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, pois os exercícios podem ser adaptados para atender às necessidades e habilidades individuais.

Além disso, vale a pena lembrar que é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer nova atividade física.

Caso você não goste de exercícios intensos ou de repetições monótonas como geralmente ocorre na musculação, o Pilates pode ser perfeito para você! Bons instrutores sabem como facilmente nunca repetir uma aula e cada encontro torna-se uma novidade.

Então, não perca mais tempo, abandone aquela segunda-feira feira que nunca chega e marque uma aulinha experimental. Seu bem-estar agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima