Seus Pensamentos e Emoções Estão Guiando sua Vida – Entenda

Seus pensamentos e emoções guiam a sua existência. Para assumir o controle da sua vida você precisa compreender o funcionamento da sua mente, do seu cérebro o do seu comportamento. Acredite, de tudo o que a humanidade já descobriu, nada se compara ao cérebro humano. Não há dúvidas de que o cérebro humano é o aparelho mais complexo conhecido.

E veja só, que interessante: se você acha qualquer coisa complexa, complicada ou difícil, é justamente porque você tem um cérebro humano. A ideia de complexidade é uma ideia humana, é resultado do nosso cérebro.

Leões não acham nada complicado, cabritos não ficam refletindo sobre a complexidade da sua própria existência e as aves não estudam química, física, filosofia, ou qualquer outra coisa dessas que nós dizemos que são complexas ou complicadas. Ou seja, a própria noção de complexidade é obra do cérebro humano e é responsável por seus pensamentos, por suas emoções e por seus planos e sonhos.

Pensamentos e emoções: Garota ruiva de óculos com semblante desanimado com uma caneca encostada na bochecha.
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Em suma, tudo tem origem no cérebro

Seu cérebro também é responsável pelo amor e pelo carinho que você tem pelas pessoas, é ele quem se encarrega do sentimento de simpatia, pela compaixão, pela dedicação e pelo engajamento que você tem com os seus projetos, por exemplo, sejam eles pessoais ou profissionais, mas o seu cérebro também é responsável, infelizmente, pela sua autossabotagem e pela procrastinação que te impede de agir e mudar.

O medo e a insegurança também são obras do seu cérebro, suas expectativas, sua dificuldade em se lembrar as coisas, sua baixa capacidade de foco, sua mania de começar várias coisas e não terminar nenhuma delas. É o seu cérebro que está na origem de todas essas coisas. Seus pensamentos e emoções estão gravados nele e é responsabilidade sua fazer com que os resultados que eles geram sejam mais positivos que negativos.

Entenda a regra básica do jogo

Saber dessas regras significa que entender aquilo que te torna a melhor ou a pior versão de si mesmo é simplesmente libertador, pois entender seu cérebro permite enxergar com clareza o que está te fazendo permanecer estagnado em uma vida que você já sabe que não quer mais. Enxergar com clareza porque você não consegue efetuar as mudanças que você deseja para sua vida porque você tem dificuldade de mudar os seus hábitos, por exemplo.

Você sente as coisas da forma como você sente porque seu perfil emocional possui um padrão. Compreender esse padrão é a chave para realmente assumir o controle da sua vida, executando as mudanças que precisam ser executadas para alcançar os seus objetivos.

Quando você compreende seu hábito de procrastinar, você entende que existem fatores que podem ser ajustados para evitar ou pelo menos minimizar esse problema. Quando percebe que sempre deixa para depois de amanhã o que deveria estar pronto desde ontem e que existe um padrão nisso, o jogo muda. Nossos comportamentos são guiados por padrões, sejam eles conscientes ou não.

O bem-estar da mente vai muito além das refeições saudáveis

O cérebro é muito mais que uma rede de sistemas e de circuitos que conversam entre si, é uma rede de sistemas e circuitos que conversam com as nossas experiências. Toda experiência que você vive muda o seu cérebro.

Isso envolve sim a nutrição no seu sentido mais comum, ou seja, o consumo de alimentos, que influencia muito no funcionamento e na qualidade do funcionamento cerebral, mas isso também envolve a alimentação intelectual e emocional, que significam nutrir o seu cérebro com experiências ricas de conhecimento, de desafios e de coisas que provoquem mudanças para se tornar uma pessoa melhor.

Sem isso é provável que seus neurônios atrofiem com o passar do tempo, pois eles acabam perdendo a capacidade de realizar conexões, o que abre portas para todo tipo de problema. Alguns desses males podem afetar o bem-estar mental e prejudicar a memória, além de uma infinidade de outros problemas.

Sendo assim, é fundamental nutrir o seu cérebro não apenas com alimentos saudáveis, com exercícios físicos regulares e com sono de qualidade. Isso tudo é muito importante, com certeza, mas é essencial também nutrir sua mente com conhecimento, com desafios que te levam à mudança, desafios que te guiam a se tornar uma pessoa melhor amanhã em relação ao que você é hoje.

Veja quem você foi e compare com quem você é agora

Eu te desafio a pensar o quanto você mudou nos últimos cinco anos. Reflita sobre isso. Quais foram as novas habilidades que você desenvolveu? O que você aprendeu de valor que gerou benefícios para você e para as pessoas a sua volta? Você continua no mesmo emprego? Anda no mesmo carro?

Mora no mesmo lugar? Tudo isso te agrada ou essa falta de mudança só te traz insatisfação? Hoje você briga mais ou menos com as pessoas? Assuntos como religião, futebol e política te dão nos nervos e você facilmente discute com qualquer um? Você fazia isso antigamente? Você se tornou uma versão melhor ou pior de você mesmo nos últimos tempos?

Enfim, reflita. Esse é o desafio. Tudo o que você expressa, representa ou é, possui um fundamento cravado na sua mente. Seus pensamentos e emoções fazem são responsáveis pelos resultados que você tem hoje, goste deles ou não. E é claro, existem motivos para isso. Busque entender seus paradigmas e os padrões que existem por trás deles. Esse será o começo de sua jornada de autoconhecimento, e o conhecimento liberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima